<i>O Militante</i> destaca Vitória
«Comemorar a Vitória. Lutar pela paz, contra o fascismo e a guerra» é o título de capa da edição de Maio/Junho da revista O Militante, que evoca os 70 anos da derrota do nazi-fascismo na Segunda Guerra Mundial. O tema é abordado no interior em dois artigos: um, assinado por Jorge Cadima, intitulado «Nos 70 anos da Vitória de 1945»; e outro intitulado «O PCP na luta contra o fascismo e a guerra».
A edição abre com um texto sobre «As primeiras eleições no Portugal de Abril», seguido pela rubrica Organização, onde se reflecte sobre «Recrutamento, estruturação, militância: um PCP mais forte». Em Partido, publica-se a resolução do Encontro Nacional do PCP «Não ao declínio nacional: soluções para o País» e um artigo de Vasco Cardoso, da Comissão Política, sobre «A renegociação da dívida – condição para o desenvolvimento e progresso». Américo Nunes escreve sobre o 125.º aniversário do Dia Internacional do Trabalhador. «A juventude organiza-se e luta – Contributos para a reflexão sobre a sua luta pelo trabalho com direitos» é o contributo da dirigente da JCP Helena Casqueiro para esta edição.
Fernando Correia analisa «A informação, o conhecimento e a militância» e Vladimiro Vale, da Comissão Política, escreve sobre a Conferência de Paris sobre o combate às alterações climáticas. Em Economia publica-se três textos: «Quo vadis, Europa», de António Avelãs Nunes, «O choque petrolífero de 2014-2015», do membro do Comité Central Rui Namorado Rosa e, do economista José Lourenço, «Capitalismo e desemprego, duas faces da mesma moeda». Ângelo Alves, da Comissão Política, escreve sobre «A União Europeia ou a vida! A crise da UE e a “experiência grega”».